Xperia S - Sony - Review - O melhor que você pode obter do Android

Sony Xperia S – Review

Por em 6 de dezembro de 2012
Sony Xperia S

Sony Xperia S

Sony Xperia S

A partir de R$ 1254,89

Em até 12x sem juros e frete grátis

Ver na loja

9,2

Nota Pricez

O melhor que você pode obter em fotografia,
música e performance

Tudo o que a Sony aprendeu ao longo dos anos em TVs, Jogos e entretenimento, junto ao melhor que se pode obter em fotografia, música e do sistema Android, empacotado em um grande smartphone. O Sony Xperia S é certamente um momento especial para a empresa que é uma das mais reconhecidas fabricantes de eletrônicos do mundo e que acaba de comprar a Ericsson Mobile, avançando em sua estratégia de unificar seus produtos, jogos e canais de entretenimento sob a marca Sony.

Para o consumidor, este será um movimento incrível no desenvolvimento de excelentes produtos. A Sony é uma das principais fabricantes de TVs e câmeras digitais, o que garantirá muita tecnologia aos displays e câmeras dos celulares, além disso, é líder em jogos com o Playstation e já manifestou interesse em descontinuar os PSPs e focar nos dispositivos móveis para jogos junto ao celular, por fim, a Sony é uma das principais empresas mundiais de música e conteúdo com o Sony Entertainment. Somando tudo isso, a Sony certamente está extremamente bem posicionada no “Xadrez estratégico” do mercado para liderar o segmento de smartphones.

Este primeiro lançamento da empresa já é um exemplo disso, o Sony Xperia S é um dos melhores e mais bonitos smartphones do mercado, com um display de 4,3 polegadas de 1280×720 de resolução, uma câmera de 12 megapixels e um processador dual core de 1,5GHz, a Sony não está de brincadeira em avançar forte no segmento de smartphones.

Confira maiores detalhes deste incrível lançamento da Sony:

Destaques

Além de especificações incríveis e excelente design, uma câmera de 12Mp que captura cada detalhe

A Sony sabe como tirar fotos, isto não é novidade para a empresa que fabrica algumas das melhores câmeras fotográficas do mercado, além de fabricar grande parte dos componentes de outras câmeras profissionais como a Nikon. Agora, ter trazido esta tecnologia ao smartphone foi uma decisão seguramente acertada, que coloca a Sony a um passo a frente dos competidores.

Com uma câmera de 12 megapixels, capacidade equivalente à de câmeras profissionais, a Sony oferece tecnologia de ponta em fotografia, além de softwares específicos que tornam a sua experiência de tirar fotos realmente sensacional.

O design do aparelho já dispensa maiores apresentações, basta olhar para as fotos do aparelho para perceber que a Sony oferece ao Xperia S um design diferenciado. O design funcional e com estilo “Industrial” típico da Sony é extremamente simples, sem deixar perder em nenhum momento a sua atratividade. Separando as barras inferiores e superiores há uma barra transparente, que na verdade é a antena do aparelho e a referência para os botões capacitivos. A beleza e qualidade dos aparelhos da Sony não são uma novidade, este primeiro lançamento da Sony mostra não somente uma nova marca mas um produto em um nível muito superior aos tradicionais Sony-Ericsson.

Por fim, a Sony também não fica atras de nenhum competidor quando se fala em especificações técnicas do aparelho. Com destaque ao display que utiliza a tecnologia Mobile BRAVIA Engine, de 720p e resolução de 1280×720, que gera um impacto imediato logo à primeira vista com as imagens muito exatas, precisas e brilhantes, além de conectividade com a TV através de portas HDMI. Além disso, o sistema possui processador de dois núcleos de 1,5GHz, que é um dos melhores processadores atualmente no mercado e memória interna de 32GB.

Com uma câmera de 12Mp e excelentes recursos de fotografia a qualidade da câmera é muito próxima às câmeras profissionais.

xperia s câmera design

Vídeo




Design

Precisamente trabalhado com o corpo único em alumínio

A Sony é uma das empresas com os processos produtivos mais avançados no segmento de tecnologia. Cada detalhe do produto é bem trabalhado e produzido.

O Xperia S é produzido em corpo único de alumínio, o que garante uma excelente resistência e leveza ao aparelho. O Xperia S pesa 117 gramas enquanto o iPhone 4S, por exemplo, pesa 140 gramas, mesmo sendo relativamente menor.

Além de mais leve, o Sony Xperia S é também mais fino que smartphones de sua categoria, o aparelho possui apenas 0,87cm de espessura enquanto o iPhone 4S possui 0,93 cm.

Ainda que pareça muito inovador, a barra transparente na parte inferior do aparelho quebra o design monótono tradicional dos celulares e se mescla bem no contexto de design. O design geral do aparelho é realmente bonito e moderno.

A parte de trás, de baixo e os lados do aparelho são feitos de um material fosco, o que garante uma excelente pegada e um ar de premium ao aparelho. Ao contrário, na parte da frente, o vidro frontal reto feito de material resistente ao risco ocupa quase a totalidade do espaço e parece extremamente escuro quando desligado, dando a impressão que a tela forma quase a totalidade da parte frontal do aparelho.

Na parte frontal há também uma luz em LED de status que garante alertas do aparelho quando você tem SMS, e-mails ou chamadas não atendidos.

Apesar da Sony oficialmente divulgar que o aparelho conta com um acabamento anti-sujeira, entendemos que as várias separações entre materiais encontrada ao redor da barra translucida de metal, da tela frontal e das portas traseiras acumulam sujeira e pioram a vida útil do aparelho. Além da parte traseira removível ser desnecessária uma vez que a bateria não é removível e o cartão de memória não é expansível.

sony xperia s iphone produção

É mais ou menos mágico porque você não consegue entender como o produto pode ser cortado ao meio

Rikke Constein – Diretora de arte

sony xperia s especificações

É lindo quando o que criamos permite que as pessoas façam mais. É aí que a mágica acontece.

David de Léon, diretor de interação da Sony Sveridge – Suécia

Hardware e especificações técnicas

Toda a tecnologia da Sony na palma de suas mãos

O Sony Xperia S foi criado sobre um dos melhores processadores do mercado. Em cima de qualquer demanda que você jogar sobre o aparelho não haverá pausas, travamentos ou atrasos.

A capacidade de 1Gb de memória RAM também garante que você possa rodar jogos pesados, abrir arquivos ou rodar programas em paralelo sem qualquer problema. Além disso, a memória física de 32Gb, apesar de não expansível, é suficiente para armazenar uma quantidade extremamente grande de músicas e arquivos.

A navegação pela internet também será fluida. Sob o teste Sunspider, por exemplo, que mede a performance de renderização de imagens e manipulação de textos em Javascript, sendo uma boa referência para a velocidade e habilidade de navegação pela internet, o Sony Xperia S foi 10% mais rápido que o Samsung Galaxy Note, e até 30% mais rápido que o Xperia Arc S, seu predecessor.

O conceito da antena foi criado em cima de uma engenharia inovadora, a antena está presente em um grid quase invisível dentro do bloco transparente que forma a base do aparelho. Com esta tecnologia, a qualidade da recepção das chamadas obtidas foi consistentemente boa, com a claridade da voz sendo um destaque positivo.

A tecnologia de todo o aparato de som do aparelho também foi destaque, levando a qualidade esperada do departamento de som da Sony. Tanto os auto falantes utilizados nas chamadas, quanto os receptores de som possuem extrema qualidade, refletindo na qualidade de suas chamadas e na qualidade do áudio recebido por quem estiver falando com você. Os alto falantes e toda a tecnologia envolvida na experiência de ouvir música também possuem destaque, a Sony implementou a sua tecnologia chamada xLoud audio engine, que melhora a qualidade e tons graves nas caixas de som sem distorção.

A bateria do aparelho possui uma célula de 1750mAh, que não é extremamente grande, mas é muito bem dimensionada à demanda do aparelho. Mesmo com um consumo alto de jogos, navegação e fotos o aparelho consegue manter a carga por um dia inteiro de uso sem necessidade de recarregar.

A tecnologia da Sony é apenas o começo para tudo o que você pode fazer com o seu smartphone

Um grande destaque do aparelho é a integração facilitada com outros produtos Sony como as TVs, Playstation, computadores e tablets, garantindo uma experiência completa e sinérgica entre aparelhos. A conexão pode ser realizada através de cabos HDMI, da tecnologia DLNA ou do Wi-fi direct, conectando o Wi-fi do smartphone com o Wi-fi da televisão por exemplo.

sony xperia s hardware

O Xperia S navega na internet até 30% mais rápido que seus predecessores.

sony xperia s design

sony xperia s câmera

Display

A tela HD dá ao usuário uma experiência de interação completamente nova

O impacto mais imediato de olhar para um display com uma densidade de pixels extremamente alta (342ppi) é ver uma imagem de extrema nitidez, clareza, estabilidade e alta definição. Mesmo que focando para detalhes das bordas nas imagens e elementos pequenos a imagem é extremamente precisa. O Sony Xperia S possui a tecnologia Reality Display do sistema Mobile BRAVIA Engine da Sony e entra para o seleto grupo dos celulares com uma resolução HD do display, 720p. Os únicos outros celulares com resolução parecida até o momento no Brasil são os: Galaxy SIII, Galaxy X.

Apesar de utilizar a tecnologia TFT LCD, considerada uma tecnologia mais antiga que os displays AMOLED, a Sony efetuou melhorias na renderização das imagens através do software proprietário, conseguindo maior fidelidade das cores, com maior contraste, e maior profundidade de cores.

O grande desafio atualmente no mercado é implementar as últimas tecnologias em display AMOLED em um display de 4,3 polegadas de tamanho ou maior, assim, os celulares com display AMOLED e com este tamanho de tela, como o Galaxy SIII, estão utilizando uma solução chamada Pentile de organização dos pixels, que piora muito a qualidade das imagens, gerando inclusive uma distinção clara a olho nu dos pixels. Considerando isso, o display do Xperia S consegue se destacar ainda mais.

Em resumo, o Sony Xperia S possui um display excelente, que irá agradar a maioria dos usuários, e demonstra a capacidade e qualidade dos displays LCD quando bem implementados.

sony xperia s display android

Há sempre os pequenos detalhes que você descobre, os pequenos pixels que são simplesmente perfeitos

sony xperia s layout design branco

Câmera

Possui a captura mais rápida para que você nunca perca aquele momento especial.

Com uma câmera de 12 megapixels e com as credenciais da Sony em fotos não é necessário descrever em maiores detalhes quão excelente são as fotos obtidas com este aparelho e fica simples entender que este é um dos melhores smartphones do mercado para fotografia.

O botão dedicado para fotografia permite que você ligue o aparelho e ative o software de fotos em menos de um segundo e meio, após ligado, você conseguirá tirar fotos sequenciais em máxima resolução a cada segundo. É a captura de fotografias mais rápida do mercado até o momento, permitindo que você nunca perca uma foto.

O aparelho vem com um flash em LED bem posicionado logo abaixo da câmera que permite fotos de qualidade no escuro, além disso, a Sony implementou no smartphone seu sensor chamado Sony Exmor R, que também equipa algumas das melhores câmeras fotográficas do mercado e possui excelente sensibilidade, facilitando ainda mais as fotos em ambiente de baixa luminosidade e garantindo fotos com o mínimo de ruído. Como o sensor é extremamente sensível, a Sony inteligentemente implementou um ajuste de luminosidade do LED e exposição para garantir que as fotos muito próximas não fiquem com a luminosidade distorcida devido ào excesso de luminosidade do Flash.

sony xperia s câmera

O Xperia S é o melhor smartphone no mercado para fotografia

sony xperia s moto

Fotos, vídeos, câmera frontal e uma variedade de recursos e efeitos para fotografia

câmera xperia s teste

A câmera possui ainda a habilidade de agrupar múltiplas fotografias em uma só, formando fotografias panorâmicas como as do exemplo abaixo. Um excelente recurso e ainda muito raro nos smartphones.

Não somente a câmera principal é excelente mas a câmera frontal é melhor do que a de muitos celulares. Com 1,3 megapixels de resolução e também filmando em alta resolução. Entretanto, chega a ser até exagerado tanta qualidade para uma câmera frontal uma vez que não há muita utilidade para esta câmera muito além das vídeo chamadas.

A câmera conta também com um botão de fotografia em dois estágios, o que permite o ajuste do foco automático e exposição antes da fotografia. Infelizmente o foco manual, que, em geral, funciona tocando na tela do celular para direcionar a região focal da cena, não está disponível no Xperia S. Mas você não sentirá falta de recursos completos para fotografia como ajuste ISO, Modo Focus, Modo Metering, e balanço de brancos.

Com relação ao vídeo, o Sony Xperia S oferece uma resolução de 1080p HD, com 30fps (frames por segundo), e grava o audio do vídeo em stereo. A qualidade obtida foi muito boa, com imagens ricas em detalhes e boa sintonia de cor. Com os ajustes dinâmicos do aparelho o vídeo consegue manter o foco e exposição ao longo da gravação, além de ajustar o volume do microfone também dinamicamente, além disso, o software de estabilização proprietário da Sony garante maior equilíbrio das imagens quando em movimento.

sony xperia s teste câmera panorâmica

Software e aplicativos

Ainda longe do acesso completo ao mundo de entretenimento da Sony e jogos de Playstation

A Sony aposta na integração entre todas as suas plataformas de conteúdo e aparelhos eletrônicos para conseguir entregar uma experiência sem igual ao cliente. E provavelmente irá conseguir em breve, dado que possui alguns dos principais canais de conteúdo do mundo e é líder no mercado de jogos com o playstation.

Entretanto, a realidade atual aos usuários do Xperia S ainda é um pouco distante desta visão de mercado. O app chamado Music Ilimited é apenas um link para o site da Sony, onde pode ser encontrado o software adequado para download e as músicas são pagas como para qualquer usuário. O app Video Unlimited, oferece o mesmo conteúdo que a loja da Playstation, mas falha em relacionar a mesma conta de usuário, fazendo com que um vídeo comprado pelo seu Xperia S somente possa ser utilizado no aparelho e não migrar para a sua conta no Playstation, o que é ainda uma falha grave de integração entre plataformas.

Com relação aos jogos, a experiência é ainda mais decepcionante, apesar do aparelho ser divulgado como PlayStation Certified, este é um aplicativo que está disponível há muito tempo nos aparelhos da Sony e que não simulam um Playstation e sim oferece apenas alguns jogos do Playstation 1. Você provavelmente irá se divertir mais com os jogos disponíveis na Google Store.

Apesar do aparelho vir com uma versão antiga do Android. A versão 2.3, a Sony já disponibiliza uma atualização para a versão 4.0 – Ice Cream Sandwich- o que permite que as últimas atualizações de e-mail, navegabilidade e navegação na internet estejam nas últimas tecnologias de mercado.

Sobre esta versão do Android a Sony adequadamente implementou personalizações e aplicativos próprios, como o TimeScape, um aplicativo da Sony de integração social, e o aplicativo para música, que possui um sistema de equalização sem igual. Além disso, como um todo, o aparelho oferece a melhor experiência ao usuário que qualquer outro smartphone da Sony.

A Sony também inova em software e hardware integrando o Xperia S com o acessório Xperia SmartWatch, um relógio de pulso que permite que você tenha acesso rápido à vários tipos de notificações, visualize rapidamente quem está te ligando ou mandando mensagens, visualize a previsão do tempo e controle a música, além de uma outra dezena de aplicações.

sony xperia s software aplicativos android

O aplicativo de som possui sistema de equalização sem igual.

sony xperia s

Outra inovação foi o uso adequado da tecnologia NFC (Near Field Communication), para que você consiga configurar o seu smartphone de acordo com o local que você está. Basta colocar as etiquetas eletrônicas em cada local onde você quiser que tenha uma configuração personalizada, como casa, trabalho, carro, etc, e basta tocar o aparelho em cada etiqueta que ele muda para a sua configuração personalizada para cada local. Além disso, a tecnologia NFC vem crescendo e sendo extremamente elogiada em todo o mundo devido ao pagamento via celular que utiliza a tecnologia e estará disponível em breve em vários estabelecimentos do Brasil.

sony xperia s aplicativos

Pontos de melhoria

Com melhor integração entre as plataformas da Sony e mais alguns ajustes a Sony pode ser imbatível.

A maior decepção com o Sony Xperia S foi a integração entre as plataformas de jogos e entreterimento da Sony ainda não funcionar exatamente como deve ser, o que demandará mais um esforço importante em software para a empresa.

Apesar de oferecer 32Gb de memória, o que é excelente, a habilidade de expandir a memória seria interessantíssima e, dado que a bateria é fixa no aparelho, a parte traseira poderia também ser fixa, evitando os espaçamentos entre materiais que acumulam sujeira e evitando que estas partes se quebrem ao cair no chão.

O Sony Xperia S também mostrou problemas de compatibilidade quando plugado em um Mac, é simplesmente impossível fazer download de fotos e músicas e isto certamente é um problema importante a ser corrigido.

Custo vs Benefício

Preço abaixo da tradicional áurea da Sony de oferecer o melhor produto do mercado. Excelente!

Xperia S

por Sony

Preço = R$1699

Câmera = 12Mp

3G = Sim

Wi-Fi = Sim

Bluetooth = Sim

Memória = 32GB

Vídeo = 1080p/30fps

Ver na loja

Galaxy SIII

por Samsung

Preço = R$1929

Câmera = 8Mp

3G = Sim

Wi-Fi = Sim

Bluetooth = Sim

Memória = 16GB

Vídeo = 1080p/30fps

Ver na loja

iPhone 4S 32GB

por Apple

Preço = R$2299

Câmera = 8Mp

3G = Sim

Wi-Fi = Sim

Bluetooth = Sim

Memória = 32GB

Vídeo = 1080p/30fps

Ver na loja

XT910 Razr

por Motorola

Preço = R$1400

Câmera = 8Mp

3G = Sim

Wi-Fi = Sim

Bluetooth = Sim

Memória = 16GB

Vídeo = 1080p/30fps

Ver na loja

Optimus 3D Max

por LG

Preço = R$1899

Câmera = 5Mp

3G = Sim

Wi-Fi = Sim

Bluetooth = Sim

Memória = 32GB

Vídeo = 1080p/30fps

Ver na loja

NOTA: Preço de cada aparelho oferecidos na loja Pricez em 19 de agosto de 2012

O Sony Xperia S é precificado no Brasil no mesmo patamar de seus competidores diretos, ainda que com algumas especificações melhores, como a câmera de 12 megapixels e os 32 Gb de memória. O Iphone de 32Gb, com especificações mais parecidas, por exemplo, chega a ser 35% mais caro. Assim, o Sony Xperia S pode ser considerado uma boa proposta de valor na compra.

O aparelho tem sido vendido também subsidiado pelas operadoras. Na Oi, por exemplo, em um plano de R$200 mensais o aparelho sai por menos de R$1000, o que o torna bem mais atrativo. Na Claro, em planos acima de R$300 o aparelho sai de graça!

Entretanto, não recomendamos a compra de um smartphone deste nível somente levando em conta preço. Este smartphone é uma peça tecnológica de alto valor que lhe manterá atualizado com o que há de melhor em tecnologia pelos próximos anos. A decisão para a compra de um celular deste nível certamente é mais funcional do que financeira.

sony xperia s

Resumo

Como todo produto da Sony, um líder em qualidade e especificações técnicas

A Sony está extremamente bem posicionada para ser uma das empresas líderes para as novas gerações de smartphones, onde a integração entre plataformas sociais, de entretenimento e outros dispositivos será crucial. Este primeiro lançamento da Sony já demonstra um novo posicionamento após a aquisição da Ericsson e demonstra uma priorização e altos investimentos na vertical de smartphones da Sony.

O Xperia S é um dos melhores smartphones do mercado em especificações técnicas, com destaque para a habilidade da câmera de 12 megapixels sem igual e a qualidade do display de 4,3 polegadas.

Há ainda um longo caminho para a Sony melhorar seu software e garantir a visão da empresa de integração entre todas as plataformas, entretanto, com este lançamento a Sony certamente está no caminho certo.

9,2

Nota Pricez

Comprar

A partir de R$1254,89

12x sem juros
Frete grátis

Ir à loja

Sony Xperia S

Destaques

  • Design único
  • Excelente câmera de 12Mp
  • Display de alta resolução
  • Qualidade sonora excelente em todos os níveis
  • Performance excepcional

Fraquezas

  • Sincronização ainda falha com nuvem de entretenimento Sony
  • Problemas de compatibilidade com MAC OS
  • Memória não expansível

celular octo notas

Agradecimento: Loja de móveis e decoração Mobile Top. Avenida Barão do Rio Branco, 1198, São José dos Campos – SP, por ceder o espaço para as fotos deste Review.

Qual é a sua opinião?

Curta

Por produtos e serviços mais próximos de seus likes

Comente

É a sua vez! Faça parte do conteúdo deste review

Compartilhe

Comente com amigos. Traga união e diversidade

Loja

Reviews de produtos, Smartphones