Xperia Go - Sony - Review - O smartphone mais resistente do mundo

Sony Xperia Go

Por em 25 de março de 2013
Review celulares Xperia Go

Sony Xperia Go

Sony Xperia Go

A partir de R$ 999,00

Encontre o melhor preço na loja da Pricez

Ver na loja

8,0

Nota Pricez

Soluções reais para pessoas reais. O Xperia Go
não é indestrutível, mas chega perto

Feito para resistir, o Xperia Go apresenta um novo conceito de durabilidade para smartphones. Resistindo a mergulhos na água de até 1 metro de profundidade por mais de 30 minutos, à prova de poeira e resistente à queda, este smartphone resiste à praticamente qualquer coisa que você jogar sobre ele. Para pessoas normais, que naturalmente curtem praia, montanha ou são simplesmente descuidadas com o smartphone, a Sony apresenta uma solução excelente.

Por dentro, o Xperia Go possui especificações de nível médio, em linha à proposta de valor do aparelho em ser também um smartphone de baixo custo. O smartphone vem com um processador dual core de 1GHz, 8GB de memória interna expansível, 512 MB de memória RAM, tela de 3,5 polegadas com a tecnologia Mobile Bravia Engine, Android 4.0 (Ice Cream Samdwich) e uma câmera de 5 megapixels.

Além de resistente à aqua, o Xperia Go não necessita ser seco depois de um banho e, melhor, se você estiver tomando uma chuva enquanto digita no aparelho, não há problema, o aparelho consegue rastrear o seu dedo na tela, mesmo molhado. Esta funcionalidade significa que é também o aparelho perfeito para acompanhá-lo na ginástica.

Confira abaixo detalhes desta novidade:

Destaques

Aprovado em vários testes de tortura por todo o mundo

Durabilidade possui um significado muito simples para a maioria das pessoas, o Xperia Go irá provavelmente durar por muito, muito tempo, independente de quão destruidor você seja. Entretanto, liberdade seria a verdadeira expressão do conceito deste smartphone.

Você já se imaginou na praia pegando o seu celular sem limpar a areia de sua mão? Ou levando o seu celular para a piscina e até mesmo mergulhando com ele? Que tal derrubar o aparelho sem preocupações? Interessante, não? É por isso que pesquisas demonstram que as características principais do Xperia Go estão entre as 3 prioridades dos consumidores ao escolher um smartphone.

Uma das três características mais importantes em um smartphone é ser resistente à agua.

Mobile Marketing Data Labo, Japão, Outubro 2011

Além de atender a esta demanda crescente por resistência, a Sony incorporou neste aparelho habilidades excelentes em hardware, com destaque ao processador dual core de 1GHz, que permite uma navegação atráves de aplicativos e processamento rápido e ágil, além disso, é notável também as dimensões do aparelho, sendo extremamente fino (apenas 9,8mm de espessura) e leve (110g ), ao contrário da linha Defy da Motorola, que até então era a única linha de smartphones resistentes no Brasil, e que apresentava estrutura espessa e relativamente feia.

Ao longo do mundo todo pessoas desafiam a resistência deste smartphone, de testes de situações tradicionais no dia a dia como jogar o smartphone na água, derrubá-lo na escada ou deixá-lo cair na areia, até testes bem criativos, que mais parecem uma tortura ao smartphone, como jogá-lo como uma pedra ao chão, passar por cima do celular com o carro ou ski de neve, amarrá-lo a uma bola de futebol e chutá-lo por aí… provavelmente muito do que você não irá querer fazer com o seu smartphone. O mais incrível, o Xperia Go foi aprovado em todos estes testes.

A resistência e durabilidade dos celulares tem sido cada vez mais colocadas à prova já que vivemos uma geração de smartphones cada vez mais finos, leves e avançados, não sendo fácil encontrar aparelhos resistentes e duráveis. A resistência do iPhone 5, o top de linha da Apple, por exemplo, tem sido amplamente criticada por não suportar nem mesmo o peso de uma pessoa comum, sendo que há vários casos de iPhone 5 retorcidos simplesmente por terem sido mantidos no bolso. O top de linha da Samsung, o Galaxy SIII, é também criticado por ser construído sobre uma estrutura plástica extremamente frágil. Neste contexto, o Xperia Go da Sony destaca-se e tem sido comparado aos indestrutíveis celulares da Nokia de antigamente.

Os padrões internacionais de resistência confirmam o que os clientes constataram nos testes. Na avaliação IP67 (Ingress Protection rating system), o padrão internacional de testes de resistência à agua e poeira, o Xperia Go se mostrou resistente à uma imersão de até 1 metro de profundidade por mais de 30 minutos. Nas avaliações IP55 e IP57, o smartphone também se mostrou resistente à agua mesmo quando projetada em qualquer direção do aparelho e se mostrou também resistente a qualquer tipo de poeira.

destaques xperia go review celulares

Este smartphone é uma lenda

Antonis Christofidis, Empresário, Grécia

destaques xperia go review smartphone

Eu simplesmente não entendo como pode

Afif Danial, Blogger, Singapura

destaques xperia go review pricez

Ele foi provavelmente projetado pelo próprio Chuck Norris

Jefo 911, usuário do You Tube

destaques xperia go avaliação celular

Aos fãs da Nokia, challenge accepted!

Omid Agahi, Toronto, Canadá

destaques xperia go avaliação smartphone

Muito impressionante

Date Texxra, Feela e editor, Finlândia

lado xperia go review

Vídeo




Design

Pronto para a vida, de uma forma completamente nova

O Xperia Go não se parece com nenhum outro smartphone da Sony. A empresa certamente quer que seja desta forma, já que o design foge aos tradicionais projetos arrojados de design da Sony. Entretanto, a simplicidade é importante para que o aparelho reflita a robustez necessária. Formas e materiais inovadores complementam a obra.

O smartphone possui uma forma quadrada e emprega em seu exterior um material plástico áspero por toda lateral e parte trazeira do aparelho. É o primeiro smartphone a apresentar material parecido, que não somente oferece excelente pegada, mesmo molhado, como também absorve o impacto durante quedas e não risca. Na parte frontal, o display de 3,5″ com sensibilidade ao toque sob àgua (tecnologia wet finger tracking), é feito com um vidro mineral que oferece extrema resistência ao risco.

As portas do aparelho são todas vedadas por tampas emborrachadas. Ao retirar as portas ou a parte trazeira do aparelho para colocar o chip, por exemplo, o aparelho apresenta um interior azul em destaque que lembra a modernidade do aparelho e quebra o design monótono tradicional dos celulares. Na parte frontal, encontram-se as saídas de som, microfone e sensores capacitivos. Na parte trazeira, há a câmera de 5MP, o flash, a saída de som, o microfone secundário e o logotipo da Sony Ericsson, que se mantém como um item de design em todos aparelhos da marca. Na parte inferior, há apenas uma entrada para a fita de segurança. No topo, encontra-se o botão de desbloqueio e ao lado esquerdo, uma porta vedada para a entrada dos fones de ouvido, por fim, ao lado direito encontram-se a porta micro USB e os controles de volume.

O plático resistente oferece robustez ao aparelho, entretanto, para alguns, haverá dificuldade em retirar a vedação da porta USB e da entrada do fone de ouvido já que é necessário unhas grandes ou auxílio de algum objeto que funcione como alavança para abrir as portas.

O aparelho tem sido vendido nas cores preta, branca e amarela ao longo do mundo. No Brasil, somente as cores preta e branca já estão garantidas para o lançamento até o final de março. Entretanto, devido ao acabamento àspero, que absorve sugeira, e ao duro uso que você provavelmente terá do seu smartphone, é recomendável a cor preta já que as cores claras se mostraram fáceis de parecer “sujas” quando expostas à terra e sugeira em geral.

design xperia go

Fino, leve e resistente

design xperia go review celulares
design xperia go review smartphone

Apesar de resistente, este aparelho é extremamente fino com 9,8mm de espessura, a mesma espessura de um iPhone 4S por exemplo, encaixando muito bem na mão com uma ergonomia fantástica, além disso, o peso de 110g é não somente leve mas demonstra muita tecnologia na construção do aparelho por alinhar leveza com resistência. Além disso, para garantir a resistência à agua e poeira o aparelho não possui entradas ou sulcos.

xperia go dimensões celular

Trazer esta tecnologia ao Brasil é oferecer a liberdade de usufruir momentos de lazer, como ir à praia, com um aparelho que mantenha a qualidade e durabilidade.

Jorge Aguiar, Presidente da Sony Mobile – Brasil

Hardware e especificações técnicas

Um processador de 1GHz dual core para coordenar o show

Por dentro da casca grossa, o Xperia Go possui um processador dual core de 1GHz Nova Thor U8500, que, apesar do volume limitado de memória RAM (512 MB), consegue entregar um sistema rápido e com respostas ágeis a todos os tipos de programa.

No teste quadrant, que mede a performance do processador em termos de CPU e gráficos, o Xperia Go mostrou performance 60% superior ao Xperia U, um dos smartphones da Sony lançados em 2012, o que demonstra um importante avanço, e performance 10% superior ao Galaxy Beam, um Smartphone da Samsung que está na mesma faixa de preço.

Já nos testes Antutu e SmartBench-PG, que medem o desempenho de leitura e escrita da memória em aplicações da CPU e gráficas 2D e 3D e desempenho para aplicações de produtividade e jogos respectivamente, o Xperia Go não apresenta destaque em relação aos competidores, mas também não deixa a desejar, se mantendo dentro do padrão de performance de outros aparelhos como o Motorola Atrix, Galaxy S Duos e o Optimus L7.

A bateria não é destaque no aparelho, apesar de conseguir manter-se ligado por um dia completo de uso sob uma demanda média. A célula da bateria é a mesma do Xperia P, com 1305 mAh, mas apresenta um desempenho piorado por não possuir a funcionalidade de ajuste automático de iluminação.

Tentando contornar o problema, a Sony implementou um software de gerenciamento de energia que permite o desligamento do tráfego de dados quando o celular está apagado, economizando energia. O software é extremamente útil e funcional mas o item bateria ainda é um problema no Xperia Go para uso intenso do aparelho. Pelo menos, neste modelo, a Sony conseguiu uma célula de 1305 mAh em uma espessura muito fina do aparelho, o que é um incrível avanço para este, que era um dos pontos fracos dos modelos anteriores.

Conectividade DLNA, para compartilhamento facilitado de conteúdo com outros aparelhos

O Xperia Go joga fácil com todos os outros smarphones na linha de 512MB de memória RAM no quesito performance, o processador multi core apresenta desempenho muito superior aos celulares da categoria. O quesito memória interna parece também muito impressionante à primeira vista com 8GB, entretanto, apenas 4GB estão disponíveis para o usuário, significando que o cartão expansível de memória micro SD (memória expansível até 32GB) pode se tornar uma necessidade para muitos.

Como esperado, a qualidade das chamadas e as saídas de áudio são excelentes. O som é alto e sem distorções, melhorando a experiência da fala ao telefone e, principalmente, da reprodução de mídias como músicas e vídeos.

Já os speakers passam por um dilema, por um lado possuem a excelente qualidade de som obtida nos equipamentos da Sony, e por outro, possui desempenho inferior aos outros celulares da empresa devido às limitações impostas pela necessidade das saídas de áudio serem pequenas para evitar a entrada de àgua e devido à estrutura reforçada do aparelho, que criam uma blindagem à propagação do som. Por fim, os speakers possuem qualidade relativamente inferior aos padrão tradicional obtido com outros smartphones da Sony.

O Xperia Go vem com conectividade DLNA, o que permite o compartilhamento facilitado de conteúdo com outros aparelhos da Sony como TVs, assim, você poderá, por exemplo, comprar filmes no Google Play e assistir em sua TV, transformando seu smartphone em um DVD player, ou revelar as suas fotos e vídeos em uma tela aumentada.

Além do DLNA, o Xperia Go possui conectividade 3G ( habilitado para as tecnologias HSDPA e HSUPA em conexões de até 14 Mbps), bluetooth, wi-fi e GPS. A maior pendência em conectividade neste aparelho é a ausência das portas HDMI.

hardware e especificações técnicas xperia go

O Xperia Go mostrou performance 60% superior à smartphones de 2012

hardware e especificações técnicas xperia go review celular

hardware xperia go review

Display

Get out, get wet! Multi touch sensível ao toque, mesmo molhado

display xperiga go

O display do Xperia Go é excelente para a sua proposta de valor, que é ser funcional sob diversas condições, mesmo molhado, mas não pode ser considerado um top de linha quando comparado ao padrão dos melhores smartphones do mercado. Com tamanho de 3,5 polegadas, o display possui as mesmas dimensões do display do iPhone 4S, mas a resolução de 320×480 pixels é relativamente baixa e a desidade de pixels em 165 ppi é relativamente ruim, fazendo com que o aparelho apresente aparência muito visível dos pixels a olho nú.

O grande destaque no display do aparelho é a tecnologia Wet Finger Tracking, que permite que o celular reconheça o toque dos dedos mesmo sujo, úmido ou molhado. Um importante desenvolvimento para um celular que se propõe a ser funcional na academia, praia ou até mesmo sujo. Além disso, o display é multi touch e a excelente sensibilidade da tela dispensa os botões físicos principais tradicionais aos aparelhos Android e permite a substituição dos botões físicos pelos botões capacitivos que, não somente mantém o ponto de referência às funcões principais do Android, como também evita partes móveis e possíveis entradas de água e poeira, garantindo a resistência do aparelho.

A Sony mantém no Xperia Go a tecnologia LCD implementada em seus smartphones, o que é uma tecnologia mais antiga quando comparada às telas Super Amoled, entretanto, a Sony tem mostrado a capacidade das telas LCD quando bem implementadas. Com a tecnologia proprietária da Sony em displays, Sony Mobile Bravia Engine, a qualidade da imagem obtida com as telas tem sido significativamente maior que outros celulares da categoria, em especial no que se refere à fidelidade de cores, brilho, balanço de brancos e contraste.

A iluminação traseira das telas LCD é grande parte da qualidade obtida com as cores, entretanto, a manutenção desta iluminação ligada gera um consumo alto de bateria. Para solucionar o problema, a Sony implementou em seu sofware proprietário timescape um gadget que permite ligar ou desligar a ilumicação trazeira da tela para poupar energia.

Dito isto, dado o posicionamento deste celular na faixa de preço médio, o display multi touch do Xperia Go oferece visual excelente, ao mesmo tempo que fornece excelente sensibilidade.

display xperia go review pricez

Câmera

Fotos e vídeos embaixo d´agua. Nenhuma câmera de celular tinha chegado tão longe.

câmera xperia go

Fotos e videos embaixo d’água é um mundo onde poucos conseguem chegar. É uma funcionalidade tão exclusiva que, para muitos, nem passou pela cabeça que poderia ser possível e que talvez leve um tempo para se acostumar às novas habilidades. Além do grande destaque exclusivo com fotos embaixo d’agua, o Xperia Go conta com todo o gabarito em fotografia da Sony o que permite que, apesar de especificações médias para fotografia, como 5 megapixels de resolução e flash em LED, seja possível efetuar fotos excelentes com o aparelho.

Ser à prova d’agua também faz com que seja necessário abrir mão de certas coisas. Os botões dedicados à câmera por exemplo, que estão presentes em todos os smartphones da Sony, não foram incorporados neste modelo. Apesar disso, a Sony implementou uma solução na tela de início do aparelho onde o deslizar do dedo ao contrário inicia a câmera automaticamente (inicialização em 1,5 seg). Entre as principais disvantagens de não possuir um botão dedicado neste modelo é que para as fotos dentro d’agua, o acionamento e a finalização da foto ou vídeo precisa ser feito necessariamente fora da água.

câmera xperia go tirando fotos

Fotos embaixo d’agua falam mais alto do que qualquer outra coisa. É um documentário sobre a vida.

A câmera do Xperia Go vem também com 8 modos de cena, incluindo uma função de reconhecimento automático de cena, que funciona extremamente bem. Além disso, apresenta fotos em panorama 3D em ângulos múltiplos, detector de sorrizos, redutor de olhos vermelhos e ajustes completos como balanço de brancos, ajuste de foco por toque e ISO. Entretanto, o aparelho não conta com câmera frontal e modo HDR.

Os vídeos do aparelho são feitos na resolução de 720p, o que não é excelente, mas dentro de boas condições de luminosidade os vídeos são muito bons. Além disso, é possível também realizar vídeos embaixo d’agua, desde que acionado a função por fora d’agua.

fotos tiradas com câmera sony xperia go

O Xperia Go não é um smartphone feito para fotografia e, ainda assim, consegue apresentar resultados excelentes. Com apenas 5 megapixels na câmera, as fotos realizadas com o aparelho são puras, nítidas e demonstram excelente fidelidade de cores e contraste, mesmo à noite, o nível de ruído é muito baixo comparado à outros celulares da categoria, demonstrando a excelente qualidade do sensor da câmera do aparelho.

Os detalhes das fotos são também prazerosos de ver, apesar de, devido às limitações de resolução da câmera, algumas vezes apresentar cores de certa forma amorfas, especialmente em condições de fotografia mais desafiadoras.

Além de ser um smartphone que você não precisa se preocupar, o Xperia Go permite que você divirta-se enquanto tira fotos. Com o estabilizador de imagens, é extremamente mais fácil efetuar fotos em movimento, típicas dos momentos em que você está se divertindo. Inclinando o smartphone ao tirar as fotos permite você olhar para um mesmo objeto por diferentes ângulos, assim, uma foto de um objeto em movimento pode ser realizada como um GIF animado ou criar distorções interessantes, que podem ser extremamente divertidas também.

foto panorâmica xperia go

foto xperia go agua

Software e aplicativos

Aplicativos especiais para os amantes de esporte

O Xperia Go vem no Brasil com o Android 4.0 – Ice Cream Samdwich, que é um modelo mais avançado da versão do Android lançada no mesmo aparelho em outros lugares do mundo, além disso, a Sony oficialmente já divulgou que no início de 2013 será lançada uma atualização, voltada à todos os smartphones da linha Xperia, para a versão Jelly Bean do Android.

Além da base Android, a Sony apresenta uma base relevante de aplicativos proprietários, como o Timescape, um aplicativo que agrupa todas as suas redes sociais em um mesmo portal, permitindo que você acesse as informações mais importantes de forma rápida e organizada.

software xperia go

O Xperia Go também vem com o elogiado music player presente nas versões anteriores do Xperia, que, além de excelente, com configurações avançadas para reprodução de músicas, possui uma interface sensacional. Além disso, o aparelho conta com a função de rádio FM e o aplicativo app TrackID, que identifica qual música está tocando em qualquer lugar, até mesmo cantada.

Seu smartphone com você até debaixo d’agua

software xperia go foto aquario

Além dos aplicativos tradionais da Sony, para os amantes de esportes, o Xperia go traz aplicativos de estilo de vida pré-carregados focados neste público, como o wall mate e miCoach, que permitem a contagem e acompanhamento de passos em uma corrida e a gestão dos treinos.

Alguns outros aplicativos complementam o portfólio de aplicativos exclusivos, como o Lanterna, que ativa o flash da câmera para permitir a iluminação contínua de ambientes escuros e alguns outros como o compasso, e figurerunning, que transforma a rota da corrida em imagens divertidas.

software xperia go foto tela

Pontos de melhoria

O preço que se paga pela resistência extra

No mercado de celulares resistentes, o Xperia Go está a vários passos à frente dos competidores, entretanto, há ainda pontos importantes de melhoria quando comparamos este aparelho a competidores tradicionais.

A qualidade de fabricação do Xperia Go é excelente, não é à toa que o celular é extremamente resistente e durável, entretanto, para garantir a resistência o smartphone apresenta um approach estilistico diferente. As formas quadradas e simples foram consideradas muitas vezes simples demais para algumas pessoas, talvez menos esportivo e moderno que seus predecessores, desta forma, leia-se o smartphone é mais feio para alguns.

Você não poderá esperar milagres da câmera do aparelho já que ela possui 5Mp e que, apesar de muito boa, não possui a qualidade encontrada nos melhores smarpthones. Além disso, os vídeos não podem ser gravados em full HD e não há conexão HDMI para a reprodução das mídias.

Já o display do aparelho peca em qualidade quando comparado à outros smartphones da Sony ou concorrentes por apresentar uma baixa resolução e pixels visíveis na tela, além disso, ao aumentar o ângulo de visão a tela perde contraste.

Custo vs Benefício

Sem concorrentes no mercado de celulares resistentes o Xperia Go compete com rivais bem ilustres

Xperia Go

por Sony

Preço = R$999

Resistente agua = Sim

Peso = 110 gramas

Camera = 5 MP

Sistema = Android

Tela = 3,5″

Resolução = 540×960

Ver na loja

Defy Mini

por Motorola

Preço = R$514

Resistente agua = Sim

Peso = 107 gramas

Camera = 3 MP

Sistema = Android

Tela = 3,2″

Resolução = 480×320

Ver na loja

Optimus

por LG

Preço = R$999

Resistente agua = Não

Peso = 109 gramas

Camera = 5MP

Sistema = Android

Tela = 4″

Resolução = 800×840

Ver na loja

Xperia P

por Sony

Preço = 969

Resistente agua = Não

Peso = 120 gramas

Camera = 8MP

Sistema = Android

Tela = 4″

Resolução = 540×960

Ver na loja

Omnia

por Samsung

Preço = 999

Resistente agua = Não

Peso = 116 gramas

Camera = 5MP

Sistema = Windows

Tela = 3,7″

Resolução = 480×800

Ver na loja

NOTA: Preço de cada aparelho oferecidos na loja Pricez em 22 de março de 2013

Com preço sugerido de R$999 o Xperia Go se propõe a competir com aparelhos muito modernos como o Omnia da Samsung, Optimus da LG e o próprio Xperia P da Sony. Entretanto a proposta de valor do aparelho é muito clara: “resistência”, e com isso o Xperia Go consegue se diferenciar frente a competidores muito famosos.

Nesta faixa de celulares de nível médio, é possível encontrar smartphones com características superiores às encontradas no Xperia Go, como a resolução da tela do Optimus ou a câmera do Xperia P. Mas nenhum deles à prova d’agua (o Defy mini é resistente à agua mas não à prova de mergulhos como o Xperia Go) ou com um nível de resistência similar. Desta forma, se você busca resistência e durabilidade no aparelho o Xperia Go é uma excelente proposta de valor, caso contrário, vale a pena dar uma olhada com maiores detalhes em outros modelos nesta faixa de preço

Resumo

No Japão, smartphones resistentes à agua e poeira tornaram-se o padrão

Resistência é certamente uma tendência nos smartphones da Sony e ninguém tem conseguido empacotar durabilidade em um design bonito como a empresa. Tanto esta nova geração de Xperia como os próximos lançamentos previstos contam com esta característica fundamental.

Claro, a Sony tem entendido muito das necessidades do consumidor, que tem visto aparelhos cada vez mais modernos, mas cada vez mais frágeis, e tem solucionado o problema com muita propriedade. O Xperia Go pode ser considerado o primeiro smartphone genuinamente à prova d’agua e isto não significa que você precisa de atender seu telefone enquanto dá um mergulho, mas sim que você pode trazer seu celular para fazer parte da diversão, como fotos na piscina ou debaixo d’agua.

Desta forma, o Xperia Go é um excelente smarphone e uma ótima escolha para pessoas descuidadas ou que gostariam de levar seu aparelho para diversos ambientes com àgua, umidade, poeira e sugeira, sendo, por fim, uma excelente opção para quem busca qualidade e um bom design.

8,0

Nota Pricez

Comprar

A partir de R$ 999,00

Encontre o melhor preço

Ir à loja

Xperia Go

Destaques

  • Excelente resistência e durabilidade
  • Habilidade de fotografia e vídeos embaixo d’agua
  • Leve fino e compacto
  • Cartão de memória expansível

Fraquezas

  • Tela de baixa definição
  • Não possui câmera frontal
  • Design simples

notas pricez xperia go

Agradecimento: Loja de móveis e decoração Casa Decorada. Avenida São João, 1945, Jd. Apolo, São José dos Campos – SP, por ceder o espaço para as fotos deste Review.

Qual é a sua opinião?

Curta

Por produtos e serviços mais próximos de seus likes

Comente

É a sua vez! Faça parte do conteúdo deste review

Compartilhe

Comente com amigos. Traga união e diversidade

Loja

Reviews de produtos, Smartphones