Xperia P - Sony - Review - Design premium e incrível câmera

Sony Xperia P – Review

Por em 11 de janeiro de 2013
Sony Xperia P

Sony Xperia P

Sony Xperia P

A partir de R$ 789,65

Em até 12x sem juros e frete grátis

Ver na loja

8,2

Nota Pricez

Design premium em torno de uma incrível
câmera e especificações excelentes

Endereçado ao publico tradicional, que valoriza um bom mix de habilidades no aparelho e não necessita de um smartphone ultra potente com processadores de vários núcleos para jogos ou capacidade gigantesca de memória interna a Sony desenhou o Xperia P, que é a melhor expressão do conceito de custo vs. benefício.

O Xperia P é um aparelho extremamente bonito e possui especificações excelentes de ponta a ponta, como câmera de 8 megapixels com o reconhecido sensor Exmor R da Sony, processador dual core de 1GHz, um display de 4 polegadas excelente, 16GB de memória e uma construção em alumínio escovado, que dá um ar de premium ao aparelho logo à primeira vista.

Confira abaixo maiores destaques deste lançamento:

Destaques

Beleza é uma questão de gosto? Pois até agora não encontramos quem não achasse este smartphone lindo

Apesar de ter sido lançado com o foco no segmento médio o Xperia P vem chutando a porta de alguns smartphones de nível Top, inclusive, muito mais caros que ele.

Sendo a versão intermediária da nova linha de smartphones da Sony, que inclue também o Xperia S e o Xperia U, o Xperia P oferece um design atrativo, que transmite extrema qualidade, e com especificações bem equilibradas, suficientes para a grande maioria dos clientes, por fim, um celular excelente tecnicamente a um preço até 50% inferior aos top de linha.

Em geral reservadas aos principais smartphones, as especificações de câmera de 8 megapixels, memória interna de 16GB, processador dual core de 1GHz e memória RAM de 1GB, fazem deste smartphone uma excelente proposta de valor ao cliente brasileiro, em especial quando precificado a aproximadamente R$900,00.

A câmera de 8Mp do aparelho é capaz de produzir resultados excelentes, com o aparato focal e hardware de primeira linha a Sony garante neste aparelho uma experiência fotográfica com o que há de melhor no mercado.

Especificações excelentes, que, em geral, estão reservadas apenas aos smartphones mais caros.

xperia p

Perfeccionistas irão adorar este aparelho. O Xperia S apresenta uma inovadora construção em uma peça única de alumínio escovado e tem sido reconhecido como um dos aparelhos mais bonitos no mercado. Todas as bordas, contornos, entradas e partes são bem desenhadas e firmes, uma peça tecnológica em linha com o padrão de qualidade da Sony.

Por fim, um display de 4 polegadas fantástico, com habilidade de ajustar a luminosidade conforme a luz ambiente e alta resolução fazem deste aparelho uma excelente peça para o uso de diversas mídias como filmes e leitura.

sony xperia p

Vídeo




Design

O aparelho parece muito premium. Nenhuma dúvida sobre isso.

Os engenheiros da Sony tem dito que o Xperia P é produto muito especial devido a forma como ele é fabricado. Com um processo produtivo próprio o celular é fabricado em um corpo único em alumínio. Notoriamente, desde a parte trazeira até a junção com o vidro frontal, a peça em alumínio é única, garantindo um produto extremamente firme, resistente e durável.

Com uma fisolofia de design comum em conjuto ao Xperia S e ao Xperia U, a nova geração de celulares da Sony, o Xperia P consegue maior destaque em design e beleza. Ele é inquestionavelmente bem apresentável, até mais do que o Xperia S, o top de linha da Sony. Tudo no aparelho parece ter sido bem trabalhado e fabricado e certamente é uma bela peça tecnológica.

Além disso, o alumínio garante resistência a um peso reduzido. O Xperia P pesa 120 gramas, 15% a menos que o Iphone 4S, mesmo sendo levemente maior.

Na parte frontal do aparelho há uma tela de 4 polegadas com tecnologia qHD Whitemagic LCD, uma câmera frontal VGA, uma luz de notificação, e tres botões capacitivos bem acima da transparência que separa o aparelho à um bloco inferior e que é, na verdade, a antena. Esta faixa transparente é iluminada ao toque, gerando um efeito interessante, principalmente no escuro.

Com a espessura de 105 milímetros, o Xperia P é um pouco mais grosso que alguns smartphones da categoria. O iPhone 4S, por exemplo, possui 93 milímetros de espessura. Mas como o aparelho é curvo, as extremidades são muito finas e a ergonomia das formas redondas faz a percepção de “fino” ser evidente. O aço escovado na parte trazeira traz também uma excelente pegada.

Na parte trazeira há uma câmera de 8 megapixels com um flash em LED centralizado e o antigo logo da Sony Ericsson, que aparece de forma bem discreta. Talvez funcione mais como um retoque de design do que propriamente para transmitir a marca.

xperia p

O alumínio é um material extremamente bonito, ele parece forte e preciso

xperia p

Imaginação é essencialmente o que gosto de fazer. É por isso que me apaixonei pelo Xperia

Tatyana Sarti, Arquiteta, Poços de Caldas, MG

Aos lados há controles completos do aparelho e diversas entradas. Na parte direita, por exemplo, há os controles de volume, o botão dedicado à câmera e o botão de travamento da tela. Do outro lado há a entrada Micro USB, Micro HDMI e a entrada para o SIM-card, que é protejida por uma cobertura em plástico. Na parte superior há apenas uma entrada para o fone de ouvido e na parte inferior o microfone.

Os botões são todos muito sólidos, em especial o botão dedicado da câmera, que funciona em dois estágios. Muitas vezes o botão é tão duro para tirar fotos que você até perde a foto ou faz com que a câmera trema durante a captura, muitas vezes utilizei o disparo na tela para evitar este problema.

Este aparelho tem sido reconhecido como um dos mais bonitos do mercado atualmente, inclusive o mais bonito da linha Xperia. Definitivamente foi um aparelho extremamente bem pensado e fabricado.

sony xperia p

O balanço perfeito entre um conceito minimalista que é ao mesmo tempo complexo pelo foco em cada detalhe

Rikke Gertsen Constein, Diretora de Arte, Sony Schwez – Suíça

Hardware e especificações técnicas

Capaz de produzir excelentes resultados o Xperia P possui hardware de primeira linha

sony xperia p

Por dentro do corpo único de alumínio há um processador dual core de 1GHz junto a uma unidade de processamento gráfico chamada Mali 400 e 1 GB de memória RAM. Estas especificações são mais do que suficientes para lidar com compostura sobre qualquer demanda que você colocar sobre o aparelho, com destaque ao processamento gráfico, que permite a manipulação da resolução melhorada deste smartphone.

O ponto fraco em processamento fica para jogos muito pesados. Se você for um viciado em jogos pelo celular e necessidar rodar programas complexos você sentirá alguma lentidão e paralizações em alguns momentos.

Vale destacar os pares de fones de ouvido intra auriculares que vem junto ao aparelho e o aparato de som da Sony. A qualidade dos fones suportam bem todas as incríveis funcionalidades disponíveis no aparelho para o aprimoramento do som, como os equalizadores e as configurações do auto falante, que conseguem criar um som de estúdio, boate ou sala de concertos. Você ficará impressionado a ouvir suas músicas prediletas nas versões aprimoradas do aparelho, é muito clara a diferença e qualidade obtida.

A bateria do aparelho é pequena. Apesar do display possuir o ajuste automático de iluminação, que oferece economia de energia, e o smartphone ser relativamente grosso, a bateria possui apenas 1305 mAh de capacidade. Como comparação, o Razr i possui uma célula de 2000mAh. Resumindo, este smartphone conseguirá ficar o dia todo sem recarregar apenas se você tiver um uso moderado do celular.

A memória interna é de 16 GB, especificação bem acima da categoria. Dificilmente você precisará de uma memória maior, entretanto, como não há entrada para o cartão de memória expansível, se for preciso mais memória você ficará necessariamente limitado aos 16GB.

Suas habilidades em processamento, não desapontam

xperia p

Memória de 16GB, bem acima do padrão da categoria

xperia p

Outro destaque do Xperia P é a conectividade NFC, nier field communication, que permite a troca de dados entre o smartphone e outros aparelhos ao toque. Esta tecnologia permitirá o pagamento via smartphones nos próximos anos. Atualmente, a Sony oferece as Smart Tags, acessórios que podem ser adquiridos em separado, que são pequenos “chaveiros”, em formato de moedas, que permitem que você configure seu telefone automaticamente ao tocar em cada Smart Tag, assim, você consegue colocar uma Smart tag no carro, entrada de casa e mesa do trabalho, por exemplo, basta tocar o aparelho em cada smart tag que o Xperia P configura automaticamente o Wi-fi, Bluetooth ou o volume do toque dependendo do ambiente que você estiver, conforme suas preferências pessoais.

Display

Ajuste de luminosidade dinâmico e a tecnologia Whitemagic da Sony

sony xperia p

A tecnologia Whitemagic representa um desenvolvimento incrível no campo de displays. Esta tecnologia não somente utiliza 50% menos energia para a iluminação trazeira do display de LCD, mas também consegue ajustar o brilho dinâmicamente, entregando até o dobro de brilho que uma tela LCD tradicional. Desta forma, com a incorporação de um sensor de luminosidade ambiente, a Sony consegue estabelecer um display que ajusta a luminosidade conforme as condições externas, tornando a tela visível sob forte luz do dia e não ferindo seu olho ao acordar pela manhã no quarto escuro. Este é o melhor display para leitura que encontramos até hoje.

Para fotos e vídeos você encontrará um display com uma fidelidade muito boa de cores e amplo angulo de visão. A densidade de pixels de 275ppi faz com que seja praticamente impossível reconhecer a separação de pixels na tela e a resolução de 540×960 é destaque na categoria.

Toda a tecnologia do display deste smartphone é potencializada pela Sony Mobile Bravia Engine. A Sony é uma das poucas empresas no mundo com a habilidade de gerar uma inovação neste nível com segurança. Para este smarphone, por exemplo, a Sony reorganizou o arranjo de pixels, colocando todos eles em linha e abrindo mão do tradicional arranjo Pen tile. Um desenvolvimento por um lado arriscado, dado que quase todas as empresas tem utilizado o muito criticado arranjo Pen tile dos pixels (arranjo que gera aparência visível a olho nú dos pixels na tela), mas com os resultados excelentes obtidos, o risco certamente valeu a pena, colocando a Sony a um passo a frente dos competidores no quesito display.

sony xperia p

Câmera

Mais um gol da Sony em fotografia? Felizmente sim. A câmera deste smartphone é magnífica

sony xperia p

Quando se fala na qualidade de fotografia é importante não olhar apenas para a quantidade de megapixels da câmera, todo o aparato focal, sensor de captura, distância focal, software, etc, são igualmente importantes para que você consiga tirar fotos excelentes com facilidade.

O Xperia P possui destaque por receber o sensor Exmor R da Sony, o mesmo sensor que equipa algumas das melhores câmeras profissionais do mercado. Um sensor de melhor qualidade garante maior sensibilidade da câmera às cores, gerando cores mais profundas e precisas. Além disso, a sensibilidade do sensor garante melhor captura de luz em ambientes de baixa luminosidade.

Entretanto, um sensor melhorado não significaria muita coisa sem o hardware adequado. Centrado em uma faixa vertical ao longo da parte trazeira do aparelho você encontrará o flash em LED, que performa muito bem, centralizando a exposição de luz à captura da câmera e com o ajuste adequado de iliminação para evitar a exposição excessiva à luz em fotos muito próximas. Já o aparato focal da câmera possui razão focal de 2,4 isto é f/2.4, o que significa excelente razão entre o comprimento focal e a abertura efetiva da câmera, garantindo maior entrada de luz ao efetuar as fotos.

xperia p

Lentes, sensores e flash de extrema qualidade. Apesar dos esforços da Apple e Samsung a Sony é ainda quem manda em fotografia

As fotos obtidas com o Xperia P são puras e detalhadas e a qualidade de todo o aparato focal garante fotos muito boas a média distância em praticamente todas as condições.

Como comentado anteriormente, a tecla dedicada à câmera ao lado direito é muito útil e funcional, ligando a câmera desde o aparelho bloqueado em alguns segundos, entretanto, o botão em dois estágios para foco e disparo pode gerar alguma dificuldade em efetuar fotogratias para algumas pessoas que não estão acostumadas ao aparelho. Para estas, talvez seja melhor utilizar o ícone de foco e disparo na tela do aparelho.

câmera xperia p

As fotos em baixas condições de luminosidade vão sendo pioradas conforme a ilimunicação diminui e o aparelho necessita avançar no ISO (sensibilidade do sensor), nestas condições, é possível observar níveis de ruído que prejudicam a fotografia, entretanto, o nível de ruído obtido no Xperia P ainda é melhor que outros celulares de sua categoria.

A câmera frontal do aparelho é VGA, o que é adequada à utilidade desta câmera para vídeo chamadas, em especial, nas condições das redes de internet no Brasil que não suportam video chamadas de aparelhos com câmeras frontais de muita qualidade.

O software para fotografia complementa bem a qualidade geral do aparato fotográfico todo, há configurações avançadas como balanço de brancos, exposição, foco, ISO, além de integração social e recursos interessantes como tag geográfico, detector de sorrisos, fotos panorâmicas e detector de rostos.

O vídeo é gravado a 1080p a 30 frames por segundo, um destaque comparado a outros celulares da categoria. Além de recursos de estabilização de imagens e todo o aparato sonoro da Sony para a captura de sons.

sony xperia p

Software e aplicativos

Não é chave, mas o capricho com o design até no software faz toda a diferença

O Xperia P vem com a versão 2.3 do Android, entretanto, já está disponível para download o update para a versão 4.0 – Ice Cream Sandwich – e a Sony oficialmente já divulgou que no início de 2013 será lançada uma atualização, voltada à todos os smartphones da linha Xperia, para a versão Jelly Bean do Android. Assim, se você é uma pessoa que se preocupa em se manter atualizado com as últimas versões do software Android, não se preocupe, você poderá atualizar o seu smartphone.

Sob estas versões do Android, a Sony é uma das empresas que implementa customizações proprietárias mais profundas no Android puro. Primeiro, há as customizações de design, que tornaram os ícones mais discretos e menos coloridos, combinando com a elegância geral do aparelho. Já com relação oos aplicativos proprietários, alguns você irá provavelmente amar, outros nem tanto.

O aplicativo Timescape por exemplo, agrupa todas as suas redes sociais em um mesmo portal, incluindo um widget na tela do aparelho que permite que você visualize todas as informações mais importantes de suas redes sociais de forma rápida e organizada, já o recommender, um aplicativo da Sony que estuda o seu perfil de consumo, os aplicativos mais utilizados e o que há de melhor no Google play, para lhe recomendar aplicativos de seu interesse. Todos estes são aplicativos proprietários da Sony amplamente elogiados.

Além disso, há alguns outros aplicativos proprietários interessantes da Sony como o “Economia de energia”, que permite efetuar customizações personalizadas e automáticas dependendo do nível de carga da bateria no aparelho, como diminuir o brilho da tela quando a bateria estiver menor que 25%, ou desativar o GPS, bluetooth, etc. Todas estas customizações são personalizáveis.

Vale destacar toda a experiência que a Sony criou em software para a reprodução de músicas. Com o nome bem sugestivo e adequado, o aplicativo Walkman pode ser considerado uma das melhores experiências atuais para se ouvir ou configurar a reprodução de músicas no celular. Com ele é possível utilizar-se de configurações avançadas de aprimoramento de som, aumentando por exemplo o baixo, agudo ou equalizando o espectro de som conforme um ambiente de estúdio, sala de concertos e outros ambientes. Com o Track ID, é possível também reconhecer músicas ambientes para posterior download no celular. Por fim, um recurso extremamente raro nos smartphones é a função de rádio FM, que está disponível quando se liga o fone de ouvido, que funciona como antena.

Alguns outros aplicativos proprietários da Sony ou de terceiros, são de utilidade duvidosa e você poderá desinstalá-los caso não lhe agradem.

Com a atualização para o Android Jelly Bean programada, a linha Xperia está em linha com o que há de mais moderno em software

xperia p

O timescape da Sony agrupa todas as suas redes sociais em um mesmo portal

xperia p
xperia p

Pontos de melhoria

Não espere utilizar este smartphone com um alto consumo por muito tempo sem ter problemas com a bateria

O quesito bateria é um item cada vez mais importante para suportar o estilo de vida moderno, a maioria dos clientes já necessita utilizar o celular o dia todo, todos os dias. Por este motivo, é natural que a bateria seja um item extremamente relevante a ser considerado. O Xperia P possui uma bateria de 1305 mAh aparentemente mal dimensionada à demanda do aparelho, apesar da Sony oferecer um aplicativo dedicado à gestão da bateria, você precisará estar o tempo todo atento para não exceder o consumo.

A memória interna do aparelho é excelente, os 16GB de memória são suficientes para um volume muito grande de dados, músicas, vídeos e fotos, entretanto, o cartão de memória expansível seria adequado para os clientes que gostam de manter toda a sua biblioteca de músicas no aparelho.

Custo vs Benefício

Encontrar um celular que é ao mesmo tempo excelente e barato pode ser um desafio

Xperia P

por Sony

Preço = R$789

Câmera = 8Mp

Tela = 4,0′

Resolução = 540×960

Memória = 16GB

Vídeo = 1080p/30fps

Peso = 120g

Ver na loja

Razr i

por Motorola

Preço = R$1199

Câmera = 8Mp

Tela = 4,3′

Resolução = 540×960

Memória = 8GB

Vídeo = 1080p/30fps

Peso = 126g

Ver na loja

Optimus L7

por LG

Preço = R$895

Câmera = 5Mp

Tela = 4,3′

Resolução = 480×800

Memória = 4GB

Vídeo = VGA (30fps)

Peso = 122g

Ver na loja

Galaxy S Duos

por Samsung

Preço = R$951

Câmera = 5Mp

Tela = 4,0′

Resolução = 480×800

Memória = 3GB

Vídeo = VGA (30fps)

Peso = 120g

Ver na loja

N9

por Nokia

Preço = R$1299

Câmera = 8Mp

Tela = 3,9′

Resolução = 480×854

Memória = 16GB

Vídeo = 720p/30fps

Peso = 135g

Ver na loja

NOTA: Preço de cada aparelho oferecidos na loja Pricez em 27 de dezembro de 2012

Por incrível que pareça, a Sony tem oferecido preços abaixo da concorrência em toda a sua linha de smartphones. O Xperia P, que é o concorrente na faixa de R$1000, a linha de smartphones logo abaixo dos top de linha, custa até 15% menos que alguns concorrentes com especificações similares. Olhando para alguns aparelhos de mesmo preço, as especificações do Xperia S são visivelmente superiores, com o destaque à câmera de 8Mp, à resolução da tela de 540x960p e à memória interna de 16GB.

O irmão do meio da linha Xperia tem empurrado a fronteira que define os smartphones de preço médio. Oferecer características bem equilibradas em todos os quesitos e algumas características de top de linha já é uma condição básica para competir neste mercado. Novos lançamentos provavelmentes serão atrasados para cumprir os requisitos da categoria e veremos alguns outros aparelhos já disponíveis no mercado com especificações piores sofrerem reduções drásticas de preço para conseguir competir.

O Xperia P empurra a fronteira que define os smartphones de nível médio

sony xperia p

Resumo

O Xperia P é adequado para quem valoriza um smartphone extremamente bonito

O Xperia P é adequado aos clientes que buscam um smartphone extremamente bonito e compacto, com configurações excelentes mas fora dos preços excessivos dos aparelhos top de linha.

Com recursos sofisticados, hardware e câmeras excelentes este smartphone justifica seu preço e oferece um excelente custo vs benefício. Há um ano atrás tais especificações faziam frente aos principais aparelhos no mercado, demonstrando a evolução tecnológica no setor e redução significativa nos preços dos smartphones.

Eu poderia dizer com alguma segurança que a Sony tem tido um desempenho melhor atualmente do que se tivesse se separado da linha Sony Ericsson antes e lançado seus primeiros smartphones em 2002 por exemplo. Atualmente, o display, a câmera e as mídias são grande parte do que o smartphone é como um todo e a Sony consegue uma tecnologia superior nestes quesitos com uma longa história de desenvolvimento e know how neste setor.

8,2

Nota Pricez

Comprar

A partir de R$ 789,65

12x sem juros
Frete grátis

Ir à loja

Sony Xperia P

Destaques

  • Excelente design e qualidade de fabricação
  • Câmera de 8Mp excelente
  • Display de alta resolução
  • Preço abaixo da concorrência

Fraquezas

  • Bateria de pouca duração
  • Não aceita cartão de memória

sony xperia p

Agradecimento: Loja de móveis e decoração Casa Verde. Avenida Dr. Nelson D’ Ávila, 1049, São José dos Campos – SP, por ceder o espaço para as fotos deste Review.

Qual é a sua opinião?

Curta

Por produtos e serviços mais próximos de seus likes

Comente

É a sua vez! Faça parte do conteúdo deste review

Compartilhe

Comente com amigos. Traga união e diversidade

Loja

Reviews de produtos, Smartphones